RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O processo de Dilma R - Por Sebastião Costa


O PROCESSO DE DILMA R
Por Sebastião Costa

Na obra do tcheco Franz Kafka, o personagem Josef K é preso logo no início; depois é que vem toda a narrativa.
A condenação de Dilma R começa com a narrativa de um torneiro mecânico metido a besta, se tornando presidente do Brasil sem a devida bênção da elite nacional. Onde já se viu! E ainda cometeu a 'besteira' de sair de dois mandatos com 85% de aprovação. De quebra, elegeu e reelegeu Dilma R.
A elite branca, como diria Cláudio Lembo, há 470 anos movendo os cordões do poder político, jamais iria engolir tamanha ousadia.
Josef K é condenado sem nunca saber de um único motivo que justifique sua prisão. Dilma R é condenada a deixar o poder sem uma única justificativa jurídica.
Se não existe motivação jurídica, arrume-se um pretexto.
Dilma R, sem muito jogo de cintura, sem carisma, e muita chuva e trovoadas sopradas pela segunda maior crise econômica da história, estava quase pronto o cenário para a condenação. Vaqueiros midiáticos, convocados a tanger a boiada, deram o toque final.
O escritor deixa transparecer, na condenação de Josef K, um nítido ultraje ao estado democrático de direito.
Arrancam-se quase três anos de mandato de Dilma R, sem se dar a mínima para o estado democrático de direito.
O leitor mais atento vai enxergar, nos 'becos e vielas' da obra kafkiana, que a justiça que processa o personagem pisoteia a razão para submeter-se aos ditames de uma classe dominante.
A justiça, no julgamento de Dilma R, fecha olhos, tapa ouvidos e deixa rolar a farsa política movida à distância pela classe dominante.
Em 1988, o museu de Literatura Moderna de Marbach, na Alemanha adquiriu em leilão, os originais da obra "O Processo" por 2 milhões de Euros.
Em 2016, de acordo com o economista/jornalista J. Carlos de Assis, a obra do golpe contra Dilma R custou aos cofres da FIESP a bagatela de 500 milhões de reais.
A única diferença entre "O Processo" e "O Golpe" é que a história fictícia de Franz Kafka termina com a execução física de Josef K.
A história real da condenação de Dilma R só deve acabar com a execução política do torneiro mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário