RDPoesias no Ar! - Lelival da Playlist RADIOJOVEM

Bem-vindo, e-mail é lenivalnunes@hotmail.com

sábado, 8 de abril de 2017

Um Homem Bom


 ​
D. JOÃO DA CÂMARA, UM HOMEM BOM


Por Humberto Pinho da Silva


D. João da Câmara era admirado por todos que tiveram a felicidade de, com ele, terem convivido.
Era poeta notável, e grande dramaturgo. - Em 1901 foi candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
- Todavia, decorrido mais de cem anos da sua morte, é, para a geração actual, um desconhecido.
Mas se é de admirar a obra – que é excepcional, – não é menos digno de relevo o exemplo que deu, com a conduta exemplar da sua vida.
Como homem de teatro, que era, os contemporâneos, que não lidavam com ele, pensavam que era um bom vivant, por conviver com actrizes de nomeada.
Estavam redondamente enganados. Além de escrupuloso consigo, em matéria moral, tinha particular cuidado na educação dos filhos, recomendando-lhes que não descorassem as suas orações.
Segundo Pedro Pinto. “ Era dotado de uma modéstia de trajo e de maneiras que a todos encantava, granjeando a estima e a veneração dos mais altos aos mais humildes” – “ Occidente” – 10/01/1908.
Entre os numerosos episódios, que se contam, episódios comoventes, que só Homem extremamente bondoso, poderia ter vivido, há o célebre caso das botas:
Aluno, de fracos recursos, não tendo calçado decente para se apresentar num importante encontro, lembrou-se que o professor calçava o mesmo número.
Foi bater-lhe à porta. D. João da Câmara ouviu comovido o insólito pedido. Compreendeu a aflição do rapaz. Foi ao quarto. Buscou as únicas botas que possuía…
Já ia alta a manhã e o dramaturgo não saia do quarto. Preocupado, um filho, foi verificar a razão da demora, e encontrou-o deitado.
Pensou que o pai estivesse doente; mas, após breve interrogatório, este declarou-lhe, muito encolhido, o que acontecera.
Ficou espantado com o que ouvira, e inqueriu: porque não lhe emprestara as botas novas, que lhe haviam oferecido; ao que D. João da Câmara, repostou:
- Essas apertam muito… Meu filho! Ele tem o meu pé!…”
Era assim D. João da Câmara, ilustre descendente de João Gonçalves Zarco.
A extraordinária actriz Maria Mattos, tinha por ele verdadeira veneração: sempre que sentia dificuldades ou problemas sérios, deslocava-se ao cemitério e rezava junto do jazigo do escritor – segundo narra Dona Emília Almeida Garrett, em carta endereçada à mãe, datada de 25/06/1910.
Homens como D. João da Câmara deviam ser lembrados nas nossas escolas, com exemplo a seguir pela juventude, que tão desvairada anda; mas, infelizmente, nos nossos dias, ser bom: é sinónimo de imbecilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário